segunda-feira, 14 de setembro de 2009

João Pessoa recebe doação de livros pela Unesco

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Comunicação (Secom), recebeu da Unesco, na semana passada, a doação de 700 livros que irão compor o acervo da Biblioteca Municipal, que deverá ser aberta ao público até o fim deste ano. O espaço para estudo e pesquisa vai funcionar no 'Conventinho', no Centro Histórico da Capital.


A formalização para que a cidade fosse contemplada com o importante material foi realizada através de um ofício enviado pela diretoria jurídica da Secom no último mês de julho. "A Secretaria se propôs a fazer um projeto de convênio para que a Prefeitura da Capital fosse beneficiada como recebedora das doações de tão importantes obras, a fim de compor e enriquecer o inventário intelectual de nossa cidade", justificou o diretor jurídico da Secom-JP, Fábio de Barros.


Na próxima semana, a Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos de João Pessoa (Probech) irá fazer o inventário do material que consta inclusive de títulos em duplicidade, o que vai enriquecer ainda mais o acervo da nova biblioteca municipal.


O conjunto de obras é composto de 700 livros nas áreas de educação, sociologia, direito e meio ambiente, material lúdico, além de regulamentos, acordos e protocolos internacionais. Atualmente, apenas 14 Estados possuem em suas bibliotecas as publicações da Unesco editadas no Brasil. São eles: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e, agora também, Paraíba.

Publicações – A Unesco desempenha o papel de disseminadora mundial de conhecimento e de centro internacional de intercâmbio de ideias. Como braço intelectual da ONU, a Unesco mantém uma sólida e permanente produção de livros, normas e convenções internacionais, que são utilizadas como diretrizes por

muitas instituições nacionais, universidades, centros de pesquisa e bibliotecas públicas. No Brasil, a Unesco publicou mais de 300 títulos desde 1997. Esses documentos e publicações são geralmente doados a bibliotecas e distribuidoras de livros credenciadas, o que permite a difusão dos princípios e ideias na sociedade como um todo.

Unesco – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura foi fundada em 16 de novembro de 1945 e funciona como laboratório de ideias e como agência de padronização para formar acordos universais nos assuntos éticos emergentes. A Organização também serve como uma agência do conhecimento para disseminar e compartilhar informação e conhecimento em diversos campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário